Ocupando a região noroeste de Portugal, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes possui as condições naturais ideais para a produção de vinhos brancos excelentes, dotados de uma frescura natural e baixo teor alcoólico. A influência dos ventos marítimos do oceano Atlântico, juntamente com o solo, o clima e as castas da região, fazem do Vinho Verde único no mundo. Destacam-se também bons espumantes e excelentes aguardentes.
Sub Região Monção e Melgaço
Monção e Melgaço pertencem à Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Esta região, protegida pela cadeia montanhosa do Vale do Minho e cercada pelo Rio Minho e seus afluentes, possui um microclima muito particular. As temperaturas amenas e a baixa amplitude térmica sentida, retiram o maior potencial das castas Alvarinho, dando origem a um Vinho de excelência e único.
A casta Alvarinho é caracterizada pelos seus cachos pequenos, baixa produção e pela sua elevada qualidade. O bago é de tamanho médio, redondo de cor amarela chegando a tons rosados quando bem maduro. Dá origem a vinhos com cor cítrica, aroma delicado e na boca revela-se equilibrado, leve e fresco.