MONTES DE LÁ REGIONAL TINTO
Montes de Lá Tinto é um vinho fresco e macio, cuidadosamente produzido a partir das castas Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon na sub-região Alto Alentejo.
Tecnologia de Produção: A vindima é feita manualmente para caixas de plástico de 25kg. Os cachos são totalmente desengaçados, fermentando depois as uvas em cubas de inox, a temperatura controlada, durante aproximadamente 10 dias. Após ligeira maceração, a fermentação maloláctica ocorre de forma espontânea. Por fim, o vinho passa por um curto estágio em barricas de carvalho francês.
Prova: Aroma fresco de frutos vermelhos e algum vegetal. Boa entrada de boca com fruta bem maturada, em estilo maduro. Continuação de prova mostra um vinho pronto a beber, suave e com boa acidez.
Enólogo: David Patrício
Sugestão: Para preservar as características da fruta e frescura deste vinho, servir entre 14 e 16°C. Ideal para acompanhar carnes de churrasco, carne de porco com ameijoas e estufados suaves.
Teor Alcoólico: 14% vol.
Acidez Total: 6,0 g/L
Acidez Volátil: 0,6 g/L
pH: 3,6
Açúcar Total: 0,7 g/L
MONTES DE LÁ REGIONAL BRANCO
Frescura e boa acidez são características que estão presentes no Montes de Lá Branco, tornando-o um vinho adaptado a praticamente todas as circunstâncias. Para obter este vinho na maior plenitude de degustação, é feita uma criteriosa selecção das melhores uvas das castas Antão Vaz, Arinto e Verdelho do Alto Alentejo, e é aplicada uma rigorosa interpretação da matéria-prima na adega.
Tecnologia de produção: As uvas são cuidadosamente colhidas à mão e colocadas em caixas de 25kg, seguindo de imediato para a adega, onde é feita uma rigorosa selecção das uvas. A fermentação decorre a baixas temperaturas (12-14°C) em depósitos de inox, e no fim é passado a limpo para separar as borras.
Prova: Na boca é fresco e macio, de aspecto límpido. Denota um aroma complexo com sugestões citrinas.
Enólogo: David Patrício
Sugestão: Aconselha-se o consumo a 10-12°C. Acompanha bem peixes grelhados, frutos do mar e saladas frias.
Teor Alcoólico: 13% vol.
Acidez Total: 5,5 g/L
Acidez Volátil: 0,36 g/L
pH: 3,42
Extracto Seco: 21 g/L
Açúcares Redutores: 1,5 g/L
MONTES DE LÁ RESERVA BRANCO
Montes de Lá Reserva Branco expressa no seu melhor as características do Alto Alentejo, uma zona abrangida pelo microclima da serra de S. Mamede. É elaborado a partir da casta Antão Vaz.
Tecnologia de Produção: A colheita é manual e antes do desengace total, as uvas são criteriosamente seleccionadas. O mosto, obtido por suave prensagem, decanta de forma natural durante 48h, sendo de seguida transferido para barricas de carvalho francês, onde decorre a fermentação. Segue-se um estágio de 6 meses na própria barrica, com bâtonnage.
Prova: De cor citrina, aroma a citrinos e toques de fruta tropical com nuances a madeira. É um branco expressivo, elegante com texturas finas e frescas.
Enólogo: David Patrício
Sugestão: Aconselha-se o consumo a 12°C. Ideal para acompanhar pratos de peixe e saladas.
Teor Alcoólico: 14% vol.
Acidez Total: 6,0 g/L
Acidez Volátil: 0,35 g/L
pH: 3,29
Açucares Totais: 1,4 g/L
MONTES DE LÁ RESERVA TINTO
As características únicas deste vinho configuram o Montes de Lá Reserva como um vinho de excepção. Exprime, através das suas notas de elegância, uma fruição única do que o Alto Alentejo pode oferecer. É elaborado a partir das castas Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Trincadeira na sub- região Alto Alentejo.
Tecnologia de Produção: Os cachos foram manualmente colhidos para caixas de 25kg. À entrada da adega, são totalmente desengaçados e vão fermentar em cubas cónicas. O lote foi depois colocado em barricas novas de carvalho francês e americano onde estagiou durante 8 meses, seguido de 6 meses em garrafa.
Prova: Cor granada intensa, com notas de frutos do bosque complementado com sensações de tosta e fumados. Na boca é um alentejano estruturado de finos taninos e longa persistência.
Enólogo: David Patrício
Sugestão: Aconselha-se o consumo a 16°C. Ideal para acompanhar carnes assadas, risotto e pratos à base de presunto e enchidos.
Teor Alcoólico: 14,5% vol.
Acidez Total: 6,0 g/L
Acidez Volátil: 0,8 g/L
pH: 3,6
Açúcar Total: 2,0 g/L
MONTES DE LÁ GRANDE RESERVA TINTO
Montes de Lá Grande Reserva expressa no seu melhor as características do Alto Alentejo, uma zona abrangida pelo microclima da serra de S. Mamede. É elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira.
Tecnologia de Produção: A vindima é feita manualmente para caixas de plástico de 25kg. Os cachos são totalmente desengaçados, fermentando depois em cubas de inox, a temperatura controlada durante aproximadamente 10 dias. Após a fermentação maloláctica o estágio ocorre em barricas novas de carvalho francês e americano durante 18 meses, seguido de 1 ano em garrafa.
Prova: De cor granada, denota aromas de fruta com mesclas de especiarias e baunilha. Na boca apresenta-se suave, com acidez equilibrada, taninos redondos e firmes, permitindo um final longo e persistente.
Enólogo: David Patrício
Sugestão: Aconselha-se o consumo a 16ºC. Ideal para acompanhar perdiz à portuguesa, rôti de borrego com ervas ou empadas de caça.
Teor Alcoólico: 14,5% vol.
Acidez Total: 5,9 g/L
Acidez Volátil: 0,8 g/L
ph: 3,6
Açúcar Total: 2,0 g/L